15 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
9/07/24 às 17h03 - Atualizado em 9/07/24 às 17h03

Ceilândia e Taguatinga ganham novos abrigos de ônibus

Os passageiros de ônibus de Ceilândia e de Taguatinga já podem utilizar os novos abrigos que a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) instalou em diferentes pontos das duas regiões. Foram construídos oito novos abrigos do tipo C (padrão, de concreto) – cinco em Ceilândia e três em Taguatinga. A previsão é de que mais de 800 paradas sejam construídas neste ano em várias localidades do DF, 409 do tipo C e 480 com padrão reduzido.

Ceilândia ganhou cinco novos abrigos para passageiros de ônibus e Taguatinga, três | Foto: Divulgação/Semob

“Essas estruturas são implantadas por sugestão dos próprios usuários do transporte público coletivo, que ajudam a escolher os locais onde há maior necessidade de implantar um abrigo, registrando suas sugestões na Ouvidoria do GDF ou nas administrações regionais”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

A pasta está investindo mais de R$ 66 milhões para construir abrigos em todo o DF. Desse total, R$ 10,3 milhões serão aplicados em 850 abrigos reduzidos e outros R$ 56 milhões em 2 mil do tipo C.

Instalados em locais que não comportam as paradas convencionais, os abrigos reduzidos possuem dois módulos, cada um com três metros de comprimento e dois de largura. A depender do local de instalação, podem ser abrigos duplos ou triplos (com quatro ou seis módulos, respectivamente).

Já entre os abrigos do tipo C (que possuem três módulos), 1.070 são para implantação em novos locais e outros 930 em substituição a estruturas já existentes, mas que se encontram em estado precário.

Panorama

O DF tem 5.958 pontos de parada de ônibus no Sistema de Transporte Público Coletivo, dos quais 4.056 possuem abrigos de passageiros, 668 são sinalizados com placas e 1.234 são considerados habituais (consagrados pelo uso). O espaçamento ideal entre as paradas é de 250 metros em vias urbanas e de 500 metros em rodovias ou estradas.

Entre 2019 e 2023, a Semob construiu 1.138 abrigos pré-moldados de concreto e 104 foram contemplados com manutenção.

Veja, abaixo, onde estão sendo construídos novos abrigos de ônibus.

Taguatinga

⇒ Avenida Hélio Prates, QNG 10 – ao lado do CEF 12 (abrigo duplo, com seis módulos)
⇒ Avenida Hélio Prates, QI 10 – ao lado no Pavilhão do Atacado – IMP

Ceilândia

⇒ Setor O – EQNO 2/4 Bloco A – atrás do Kadeiras Lanches
⇒  Setor O – EQNO  1/3 Bloco D – ao lado da Biscoiteria
⇒ Avenida Paraíba – QNO 12, AE D – em frente ao Borges Landeiro Garden
⇒  BR-070, km 9,4 Leste – passarela Terminal Setor O/Condomínio Privê
⇒ Condomínio Privê – Rua 1 Módulo 7 – ao lado do CEF 30 de Ceilândia.

*Com informações da Semob

Mapa do site Dúvidas frequentes