14 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/01/25 às 14h03 - Atualizado em 2/01/25 às 14h04

Taguacenter terá mais acessibilidade, áreas verdes e nova praça central

COMPARTILHAR

A região do Taguacenter, que fica no encontro das avenidas Comercial Norte e Hélio Prates, terá mais acessibilidade, com novas calçadas para pedestres e ciclistas, áreas verdes, uma praça central revitalizada e mais vagas de estacionamento. As melhorias estão previstas no projeto de sistema viário de requalificação do local, aprovado pela Portaria n° 145 e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (31/12/2024).

 

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o projeto busca implantar soluções para as quadras CNG 01 à CNG 07 de Taguatinga, tornando os espaços públicos da região mais atraentes e adequados à circulação de pessoas, com calçadas amplas, áreas de uso compartilhado, espaços recuperados e estacionamentos públicos organizados.

 

Projeto prevê calçadas amplas e espaços recuperados

Atualmente, as calçadas são ocupadas por veículos e quiosques de forma improvisada, com pontos de acesso inadequados para os pedestres e áreas degradadas, a exemplo da praça central. A região atrai milhares de pessoas do Distrito Federal todos os dias, por ser uma área comercial de grande diversidade desde os anos 1970, conhecida popularmente como Taguacenter por ser o nome de um dos edifícios comerciais no local.

 

Pelo projeto, serão requalificados 44.039,00 m² da região, que incluem a construção de 2.667 metros de passeios acessíveis, 561 metros de passeio compartilhado entre pedestres e ciclistas e a recuperação de 3.945,00 m² de áreas verdes, com o plantio de 159 árvores. Além da realocação de quiosques dos pontos improvisados para locais sombreados e com bancos.

 

Já as calçadas próximas dos comércios serão ampliadas para oferecer faixas livres de circulação. Nelas terão floreiras fixas, que além de compor como elementos do paisagismo local, funcionarão como orientação para os frequentadores do setor, separando a faixa livre da calçada da faixa de acesso as lojas.

 

Para a praça central, o projeto propõe a revegetação da área com espécies nativas, passeios compartilhados, canteiros verdes e novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras. O local é o principal ponto de acesso à região, interligando a parada de ônibus na Avenida Hélio Prates aos vários pontos de interesse do setor.

 

Praça central terá passeios compartilhados e canteiros verdes

“O objetivo principal é revitalizar um dos maiores centros comerciais de Taguatinga, com foco em melhorar a acessibilidade e recuperar as áreas de convivência, garantindo as rotas de pedestres e trazendo de volta os espaços públicos degradados, como a praça central”, afirmou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

 

Para o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a iniciativa devolverá à população o centro comercial mais antigo da região. “É um centro de compras tradicional da nossa cidade. São cerca de 800 lojas, dos mais variados ramos de comércio. Será revitalizada desde a praça ao setor como um todo. Enfim, será um novo centro comercial”, destacou.

 

Reorganização

 

O projeto propõe ainda a readequação do sistema viário interno do setor. A ideia é reorganizar os espaços destinados aos veículos para garantir tanto a implantação de calçadas acessíveis e locais de permanência como também o maior número de vagas de estacionamento.

 

Com a reorganização das áreas, serão criadas 263 novas vagas de estacionamento, chegando ao total de 1.226, atendendo a carros, idosos, pessoas com deficiência (PcD), bicicletas, motocicletas e pontos para carga e descarga de veículos.

 

Calçadas ocupadas por veículos na região do Taguacenter 

Além disso, na parte interna do setor são previstas plataformas elevadas para facilitar o percurso de pedestres e ciclistas que circulam diariamente entre as quadras, funcionando como elementos redutores de velocidade para os veículos, transformando o local em Zona 30. A ideia é tornar a região mais segura com a limitação da velocidade dos carros a 30 km/h, possibilitando a circulação compartilhada de bicicletas e pessoas.

 

Próximos passos

 

Após a publicação da portaria no DODF, o processo será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para a elaboração dos projetos executivos e complementares, possibilitando a execução das obras.


(Com informações da SEDUH)

Mapa do site Dúvidas frequentes