19 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/05/23 às 11h28 - Atualizado em 17/05/23 às 11h28

Guarda-corpos começam a ser instalados nas escadas do Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

Os guarda-corpos que vão proteger todas as escadas do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Feito de aço galvanizado, o item de segurança chega à obra em forma de painéis com 1,20 m de altura e 3 m de comprimento. Para garantir uma fixação segura, as peças são chumbadas na parede e no piso, além de soldadas umas às outras.

Escadas terão proteção lateral em toda a extensão | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras

Ao todo, o Túnel de Taguatinga tem três escadas que poderão ser usadas tanto como rota de fuga quanto como acesso de serviço ao complexo viário. A primeira a ser erguida foi a central – seus 26 degraus ligam o comando da passagem subterrânea ao boulevard, na altura da Praça do Relógio.

“Depois, a maior delas ficou pronta, com 63 degraus que levam do lado norte do túnel até a área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial”, conta o engenheiro civil André Borges. A última escada entregue foi construída no lado sul da passagem subterrânea, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). São 37 degraus que dão acesso à central de comando do complexo viário.

De acordo com André, um dos responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga, a escada central já foi guarnecida com três painéis de guarda-corpo. “Vamos instalar quatro peças na escada sul e sete na norte”, adianta. “Além disso, todas elas terão dois corrimãos, um fixado a 70 cm do guarda-corpo e outro a 92 cm de distância”. O objetivo é que as barras tragam segurança a pessoas das mais variadas estaturas.

(Com informações da Agência Brasília)

Mapa do site Dúvidas frequentes