30 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 12h12 - Atualizado em 16/05/23 às 12h12

Barreiras de segurança protegerão caixa de contenção do Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

 

A caixa de contenção responsável por melhorar a qualidade da água captada pela rede de drenagem do Túnel de Taguatinga será protegida por muretas de segurança. As armações de aço que reforçam essas barreiras já estão prontas. O próximo passo é montar as formas de madeira que vão receber o concreto.

Paredes internas equipam o tanque para bloquear a passagem de resíduos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

‌Também chamada de separador, a caixa de contenção é uma espécie de tanque equipado com paredes internas. Esses obstáculos bloqueiam a passagem de qualquer resíduo que porventura esteja boiando na água captada pela rede de escoamento. Isso porque a água da chuva costuma carregar graxa, óleo e restos de pneus que caem sobre as pistas.

‌“Daí a importância de se construir um sistema de separação que evite lançar esses efluentes no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pelo sistema de drenagem”, explica o engenheiro florestal Nelson Amaral. A caixa de contenção do Túnel de Taguatinga foi construída sob o viaduto do BRT, perto da Avenida Elmo Serejo.

‌Cerca de 50 m lineares de muretas de concreto vão resguardar o separador do complexo viário. Conhecidas como barreiras new jersey, essas estruturas de segurança são vistas em todo o Túnel de Taguatinga, como aponta o engenheiro civil da Secretaria de Obras Antônio Carlos Ribeiro Silva.

‌“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as new jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o profissional. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.”

‌Mas as muretas não estão presentes apenas no interior do Túnel de Taguatinga. Nas áreas de entrada e saída da passagem, as new jersey separam o fluxo de veículos. As barreiras também impedem que, em caso de acidente, um veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes