30 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/23 às 17h28 - Atualizado em 8/05/23 às 17h28

Base de concreto garante integridade do asfalto na marginal sul

COMPARTILHAR

A pavimentação da marginal sul do Túnel de Taguatinga vai ganhar um reforço em seu cruzamento com a Avenida Comercial. O encontro das duas vias, cada uma revestida com um material diferente, exigirá a construção de uma laje de transição. A estrutura vai garantir a integridade do asfalto na intersecção com o piso de concreto.

Construída às margens do boulevard do Túnel de Taguatinga, a marginal sul ligará a Avenida Samdu à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade. A pista, pavimentada com asfalto, atravessa a Avenida Comercial, que é revestida de concreto.

A laje servirá como elemento de transição para os dois sistemas construtivos, já que eles não possuem equivalência direta de transferência de cargas. O engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra, explica que o asfalto é um pavimento flexível, enquanto o concreto é considerado um pavimento rígido.

“Esse encontro do asfalto com o concreto forma o que chamamos de ponto fraco”, destaca o profissional. “É nesse local que o pavimento flexível corre o risco de sofrer afundamento se não houver um reforço na sustentação.”

O design da laje de transição lembra uma larga escada com apenas dois degraus. É por cima dessa estrutura, construída junto ao cruzamento com a Avenida Comercial, que o asfalto é espalhado. O suporte começou a ser executado na última terça-feira (2).

(Com informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes