24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/05/23 às 17h51 - Atualizado em 4/05/23 às 17h51

Sala do Túnel de Taguatinga é projetada para abrigar geradores

COMPARTILHAR

Os geradores do Túnel de Taguatinga ficarão abrigados em uma sala especialmente projetada para eles na central de comando do complexo viário. O espaço atende a uma série de especificações exigidas pelos robustos aparelhos. Além de oferecer entrada e saída de ar, o local conta com abertura destinada à eliminação de gases.

O funcionamento eficiente e seguro dos geradores depende muito de um bom fluxo de ar. “Cada um dos equipamentos tem dois atenuadores de ruído que, além de reduzir o barulho, garantem o arrefecimento do motor”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “A alvenaria da sala precisa ser construída ao redor desses atenuadores, de forma que eles fiquem em contato com poços de ventilação”.

A parede do local também precisa ter pequenas aberturas usadas para eliminar os gases provenientes da combustão do diesel. “O escapamento do gerador passa pelos recortes, sobe pelo poço de ventilação e joga esse produto já filtrado para fora”, conta Renato. “É como um veículo, que também precisa expelir os gases”.

Ao todo, três geradores vão garantir autonomia de até três horas aos diversos equipamentos do Túnel de Taguatinga. “O menor deles, com 375 KVA, vai atender o sistema de iluminação e o nobreak”, conta Renato. “Já os dois maiores, de 750 KVA cada, manterão em funcionamento os jatos ventiladores e as bombas hidráulicas de combate a incêndio”.

(Com Informações da Agência Brasilia)

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes