21 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/04/23 às 15h57 - Atualizado em 19/04/23 às 15h57

Taguatinga recebe ônibus do Hemocentro nesta quarta-feira (19)

COMPARTILHAR

Hoje (19/4), a Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro está em Taguatinga para atender as pessoas que queiram fazer doação de sangue. O ônibus está no estacionamento da Administração Regional, na Praça do Relógio (DF), das 9h às 16h e, no dia 25 de abril, na Administração Regional de Planaltina-DF, no mesmo horário.

Doação

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou uma queda de 21% nas doações de sangue durante o mês de abril em comparação com março deste ano. Até o momento, o Hemocentro tem registrado uma média de 130 coletas por dia em abril. No último mês, a média era de 165 doações diárias. Para a manutenção do estoque em níveis adequados, o ideal é que sejam realizadas cerca de 180 coletas por dia.

 

Atualmente, o tipo sanguíneo B negativo está em nível crítico. Os grupos O positivo, O negativo, AB negativo e A positivo estão em nível baixo. O tipo A negativo está regular, enquanto os grupos B positivo e AB positivo estão com um estoque adequado.

 

As doações de sangue são especialmente importantes em épocas de feriados prolongados, explica a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores da FHB, Kelly Barbi. “Temos percebido uma diminuição no fluxo de doadores de sangue nos dias antecedentes a feriados. Porém precisamos manter o estoque seguro, tanto para atender emergências, que sempre ocorrem nessas datas, quanto para pacientes que já necessitam de doações regulares de sangue”

 

O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, o Hemocentro de Brasília realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês.

 

Doe sangue

O agendamento da doação de sangue segue obrigatório, e deve ser feito pelo site Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal . O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

 

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

Com informações do Hemocentro

 

Mapa do site Dúvidas frequentes