01 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/04/23 às 13h45 - Atualizado em 18/04/23 às 13h45

Placas de concreto são instaladas nas canaletas do Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

Cabos de energia e calhas de drenagem do Túnel de Taguatinga não estão mais ao alcance dos olhos. As canaletas de utilidades onde ficam acomodados já estão protegidas por placas de concreto. São cerca de quatro mil tampas instaladas no espaço entre as paredes do complexo viário e as muretas de seguranças conhecidas por barreiras new jersey.

As peças de 50 cm x 1,10 m foram fabricadas no próprio Túnel de Taguatinga, um processo que envolveu várias etapas. Primeiro, os operários montaram as formas das placas. Ferragens foram colocadas dentro desse molde para que as tampas ficassem bem resistentes. Por fim, a aplicação e o nivelamento do concreto foram executados.

Mais do que proteger as canaletas, as tampas vão servir como passeio de segurança para brigadistas que atuarão no complexo viário. “Em caso de incêndio dentro do túnel, por exemplo, a passagem precisará ser usada para que se possa alcançar extintores e hidrantes”, explica Bruno Almeida, engenheiro civil da Secretaria de Obras.

Técnicos que trabalham na manutenção do Túnel de Taguatinga também vão precisar acessar o passeio. Se um cabo elétrico apresentar qualquer tipo de problema ou se houver alguma obstrução na rede de drenagem, o profissional terá que transitar pela passagem”, observa Almeida. “Por isso, as tampas têm dois buracos que permitem a remoção com a ajuda de um gancho de ferro”, ressalta.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes