30 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/04/23 às 16h22 - Atualizado em 14/04/23 às 16h22

Área técnica do Túnel de Taguatinga tem seis poços de ventilação e serviço

COMPARTILHAR

A sala de comando do Túnel de Taguatinga vai abrigar alguns equipamentos bem volumosos. São geradores, transformadores, painéis de energia… Mas como será que esses robustos aparelhos entram na área técnica se o acesso ao espaço é feito por escadas de emergência? A resposta é simples: pelo ar.

O cérebro do Túnel de Taguatinga foi construído em um salão de 1.734 m² localizado na porção central da passagem subterrânea, logo acima da laje superior. A área confinada se comunica com o exterior via seis poços de ventilação e serviço que dão acesso ao boulevard do complexo viário.

“É por esses poços que os equipamentos mais volumosos vão entrar na área técnica”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Um caminhão munck, também conhecido como guindauto, vai içar e descarregar os pesados aparelhos nos setores onde ficarão abrigados.”

Para proteger os vãos da chuva e de invasores, grades feitas de cantoneiras de aço já começaram a ser instaladas nas aberturas externas. “Esse gradil contém cerca de 50% da água. O que passa é drenado por grelhas de escoamento instaladas nas salas”, afirma o engenheiro civil André Borges.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes