18 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/23 às 15h09 - Atualizado em 5/04/23 às 15h09

DF Livre de Carcaças recolhe 34 veículos abandonados em Taguatinga

COMPARTILHAR

Mais de cem veículos já foram retirados das ruas do Distrito Federal, desde a retomada da Operação DF Livre de Carcaças, em março deste ano. Somente nesta terça-feira (4), as equipes recolheram 34 carcaças do Setor de Oficinas, em Taguatinga Norte. Nesta quarta (5), os servidores voltarão à região administrativa para dar continuidade à operação.

“Com a ação de hoje, chegamos ao total de 156 carcaças recolhidas somente neste ano. A atuação nas regiões tem um resultado imediato, tanto no que diz respeito à sensação de segurança quanto com a contribuição às ações do Governo do Distrito Federal para eliminar focos do mosquito da dengue”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

A ação preventiva contra a dengue e a criminalidade é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e reúne Polícia Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Secretaria DF Legal e Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival). As administrações regionais e os Conselhos de Segurança (Consegs) também são fundamentais para a continuidade do trabalho.

“Com a ação de hoje, chegamos ao total de 156 carcaças recolhidas somente neste ano. A atuação nas regiões tem um resultado imediato, tanto no que diz respeito à sensação de segurança quanto com a contribuição às ações do Governo do Distrito Federal para eliminar focos do mosquito da dengue”, aponta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

As carcaças são mapeadas pelas administrações regionais a partir do monitoramento e de denúncias na Ouvidoria do Governo do Distrito Federal. A atuação das equipes foi aprovada pelo administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade. “O Setor H Norte é uma região muito importante para a economia de Taguatinga. As carcaças impediam a mobilidade da população, além de contribuir para o desenvolvimento do mosquito da dengue. O intuito é deixar a cidade limpa e acessível para todos que moram aqui e visitam a cidade”, ressalta.

Para retomada da operação, o subsecretário de Políticas Públicas da SSP, Jasiel Fernandes, reuniu-se com administradores de diversas regiões. “Os bons resultados que temos conseguido até agora devem-se às parcerias construídas e esse comprometimento dos administradores tem sido fundamental”, afirma Jasiel.

Como ajudar?

Existem dois canais para denúncias: a Ouvidoria do GDF, pelo site https://www.participa.df.gov.br/, ou pelo número 162, e nas próprias administrações regionais. Ao enviar a informação, é importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos.

A partir das informações que chegam à SSP, é possível identificar e geomapear o material. A partir daí, os órgãos envolvidos são contatados para prepararem a ação. “Importante ressaltar que recolhemos automóveis que não sejam produtos de algum ato ilícito, como furto, roubo ou assalto. Nos casos de identificação de situações criminosas, a Polícia Civil é chamada”, conclui o subsecretário.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública e Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes