26 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
30/03/23 às 10h29 - Atualizado em 30/03/23 às 10h29

Alça do BRT no Túnel de Taguatinga já tem muretas de segurança

COMPARTILHAR

A alça que ligará o viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo já está inteiramente protegida por barreiras new jersey. As muretas de segurança são produzidas em concreto armado. Resistentes a impacto, as estruturas garantem que nenhum veículo corra o risco de cair da pista suspensa em caso de colisão.

Segundo o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga, foram produzidos in loco 130 m lineares de barreira new jersey – 70 m na extremidade direita da pista e 60 m na esquerda. “Usamos cerca de 3.700 kg de vergalhões de aço para fazer a armação e 52 m³ de concreto”, detalha.

As muretas não estão presentes apenas na alça do BRT, sigla do inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O próprio Túnel de Taguatinga terá aproximadamente 4 km de barreiras. No seu interior, a new jersey tem a função de proteger a estrutura da passagem subterrânea. Nas áreas de entrada e saída do complexo viário, o item de segurança separa o fluxo de veículos.

O Túnel de Taguatinga é a maior obra viária em execução no Brasil. O investimento de R$ 275 milhões vai melhorar a vida de pelo menos 137 mil motoristas que trafegam pela área diariamente.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes