29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/03/23 às 17h42 - Atualizado em 28/03/23 às 17h42

Transformadores elétricos chegam ao Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

Os quatro transformadores que atenderão o Túnel de Taguatinga já chegaram ao canteiro de obras do complexo viário. Vindos de São Paulo, os aparelhos vão adequar a tensão da energia fornecida pela rede elétrica às necessidades dos equipamentos usados da passagem subterrânea.

Os dois transformadores maiores, cada um pesando quatro toneladas, vão rebaixar a tensão de 13.800 V para 690 V.

“Eles vão alimentar os ventiladores do sistema de exaustão e bombas hidráulicas de combate a incêndio”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Usaremos apenas um deles. O outro ficará de reserva”, diz.

Já os dois menores vão transformar a tensão de 690 V em 380 V. “Esses serão responsáveis por levar energia para a iluminação do túnel”, conta Renato. “Eles pesam 2,5 toneladas cada”.

A robustez dos quatro aparelhos vai exigir uma operação especial para que sejam levados à sala de comando do Túnel de Taguatinga, onde serão instalados.

Os transformadores entrarão na área técnica pelo boulevard da passagem subterrânea, através de vãos destinados à ventilação. Um caminhão munck, também conhecido como guindauto, vai içar e descarregar os pesados aparelhos no setor onde ficarão abrigados.

“Uma estrutura metálica vai tapar o vão para protegê-los da chuva”, observa Renato.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes