25 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/02/23 às 16h17 - Atualizado em 24/02/23 às 16h17

Porta corta-fogo e antecâmara protegem escadas do Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

As escadas de emergência do Túnel de Taguatinga não ficarão expostas aos olhos dos usuários. Cada uma delas será protegida por paredes de concreto armado. A medida garante a segurança de motoristas e funcionários do complexo viário, que poderão usar os acessos para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio.

 

“A maior das três estruturas, com 63 degraus, fica no lado norte. Ela leva do interior da passagem até a área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial“

André Borges, engenheiro civil

O projeto de segurança do Túnel de Taguatinga conta com três escadas de emergência. A construção das estruturas foi iniciada em dezembro. “Começamos pela central, que sairá da sala de comando e levará até a Avenida Comercial”, conta o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra. “Ao todo, ela terá 26 degraus”.

No lado sul do túnel, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), uma escada com 37 degraus dará acesso à área técnica do túnel. “A maior das três estruturas, com 63 degraus, fica no lado norte. Ela leva do interior da passagem até a área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial“, afirma André.

O acesso às escadas será feito por duas portas corta-fogo. A primeira levará a uma antecâmara, ambiente que fica entre a estrutura de segurança e o Túnel de Taguatinga. A principal função do vestíbulo é dificultar a chegada da fumaça ao corpo principal da escada, caso haja um incêndio.

(Com informações da Agência Brasília)

Mapa do site Dúvidas frequentes