27 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
6/06/22 às 12h10 - Atualizado em 6/06/22 às 15h09

Momento Cívico abre as comemorações dos 64 anos de Taguatinga

COMPARTILHAR

O administrador de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva, presidiu na manhã desta segunda (06/06) o Momento Cívico, evento que abriu oficialmente a programação dos 64 anos de fundação da cidade.

Serão vários eventos ao longo deste mês, com o encerramento marcado para o Dia Primeiro de Julho, quando será realizado o Baile de Gala da cidade.

Ezequias lembrou que Taguatinga tem importância estratégica no contexto histórico do Distrito Federal, pois surgiu junto com Brasília, nos idos da década de 1960.

Foi a primeira cidade fundada após o Plano Piloto. Surgiu em 1958, em consequência da explosão demográfica que atingiu a nova capital, dois anos antes de sua inauguração.

A festa cívica teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). 

Em seguida, a banda dos bombeiros executou o “Parabéns para você”, numa homenagem não só à cidade, mas também aos seus 250 mil habitantes.

Várias presenças ilustres abrilhantaram a cerimonia, com destaque para os ex-administradores Geraldo César de Araújo e o Bispo Renato Andrade. Além de representantes das Secretarias das Cidades e de Governo.

Em rápidas palavras, Ezequias Pereira destacou que a cidade está em pleno movimento modernizador, graças ao apoio incondicional do governador Ibaneis Rocha. 

Ele lembrou que o governador Ibaneis já liberou quase R$ 350 milhões para a realização de obras de infraestrutura, como a modernização da rede de esgoto e de águas pluviais. 

O ex-administrador, Bispo Renato Andrade, também destacou o apoio do governador Ibaneis Rocha aos taguatinguenses, “transformando nossa cidade em uma metrópole moderna, com mais e melhor qualidade de vida para os seus moradores”.

Houve o tradicional corte do bolo em comemoração ao aniversário, o que não acontecia há dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Compareceram ao Momento Cívico, várias lideranças comunitárias e empresariais. Em nome das lideranças comunitárias discursou Gilvando Gomes, da QNL, e o Coordenador Regional de Ensino, Murilo Marconi, representou os educadores. Houve também a participação do jornalista e pioneiro, Getúlio Romão Campos; Clara Gonçalves Costa, pedagoga; Viviane Muniz de Oliveira, do Colégio Saber; Gilvan Afonso, do Brasília Em Foco News; Fernando Nascimento, do Solar Brasília; Dinorá Couto, da Biblioteca Braille de Taguatinga; Elton Walcacer, Coordenador do Programa GDF Presente; Pastor Noé Barros, da Igreja Adventista do Setor Primavera; Gil Japoranga, da Rádio Atividade; Nilson Gregório, do Grupo de Escoteiros de Taguatinga; e Euler Roberto, representando o Detran; e o Coronel Luiz Santana, do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes