02 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/11/21 às 12h21 - Atualizado em 25/11/21 às 14h09

Relógio da Praça Central de Taguatinga está em manutenção

COMPARTILHAR

A Administração Regional de Taguatinga informa que a falta de sincronia nas quatro faces do relógio da Praça do Relógio é consequência da quebra de uma peça, em um dos lados, que não mais existe no mercado. 

Assim, para o conserto será necessário fabricar um novo conjunto. Enquanto isso, a Administração Regional pede desculpas aos moradores e, também, um pouco de paciência, até que a peça fabricada seja recolocada em seu devido lugar.

Pequena História

O relógio que deu o nome à praça foi doado pela Citizen Watch Co. em 22 de dezembro de 1970, após a visita do presidente internacional da companhia, Dr. Eiichi Yamada em 22 de agosto daquele ano à cidade.

Na ocasião, o então Administrador Regional de Taguatinga, Professor Fernando Corassa, determinou que fosse construído o obelisco que abriga o mecanismo e as quatro faces do relógio. 

Foi restaurado em 5 de maio de 2008 por ocasião das comemorações do cinquentenário da fundação de Taguatinga.

Consiste numa coluna de concreto de seção hexagonal transversal com aproximadamente 15m de altura e abaixo do topo possui um relógio de quatro faces dentro de uma estrutura de concreto quadrada. 

O Relógio foi tombado como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal pelo Decreto nº 11.823 de 18 de setembro de 1989.

Esta peça esta sendo fabricada :

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros