08 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/06/20 às 15h05 - Atualizado em 19/08/20 às 15h07

Aniversário de Taguatinga

COMPARTILHAR

Nesse mês do aniversário de Taguatinga em que nossa cidade completa 62 anos, vamos relembrar um pouco da história de Taguatinga. E hoje vamos falar da história da origem e do nome da nossa cidade:

Que por volta de 1749, nas proximidades do Córrego Cortado, surgiu com um pequeno povoado, formado por bandeirantes na Capitania de Goiás, este foi o primeiro pouso do homem branco nas futuras terras da cidade de Taguatinga, antes ocupada por indígenas. No entanto, alguns desses aventureiros se fixaram animados pela possibilidade de ouro e diamantes, próximo ao Cortado. Às margens do mesmo córrego foi instalada a sede da fazenda Taguatinga, de propriedade de Gabriel da Cruz Miranda. Em 1781, a fazenda Taguatinga foi vendida a Antônio Couto de Abreu, filho do Bandeirante Urbano Couto e Menezes.

A consolidação da cidade se deu bem mais tarde, quase 2 séculos após esse período, gerada principalmente pelo grande contingente populacional atraído pela construção de Brasília..

Com a transferência da capital do Brasil para cá, muitos operários se deslocaram de todas as regiões para construir a nova capital, no entanto, resolveram fazer ali também sua morada. Para conter as invasões constantes em terras próximas da capital, foi criada a cidade de Taguatinga, em 5 de junho de 1958, em terras que anteriormente pertenciam à Fazenda Taguatinga. Inicialmente, a cidade se chamava "Vila Sarah Kubitschek" mas, depois, seu nome foi alterado para "Santa Cruz de Taguatinga", permanecendo apenas Taguatinga. Não raro, é chamada pelos habitantes locais simplesmente de "Taguá".

Foto de 1962: Arquivo Público do Distrito Federal

#gdfpresente #Taguatinga #Taguá62anos #aniversáriodetaguatinga #Taguatinga62anos

 

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros