23 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais

PERGUNTAS FREQUENTES

11/07/16 às 11h58 - Atualizado em 25/07/19 às 9h58

Quem pode registrar uma manifestação de ouvidoria?

 Qualquer pessoa física ou jurídica

 Que tipos de manifestações podem ser registradas?

 Reclamações, sugestões, elogios, informações e denúncias. Saiba mais .

Quais dados são necessários para o registro?

 Denúncia: quem, como, onde, quando e por quê. Outras informações também podem contribuir para a apuração da denúncia, tais como:

 nomes de pessoas e empresas envolvidas;

 tempo em que se deu o fato e se, ainda, ocorre;

 se a pessoa pode comprová-lo;

 se há mais alguém que possa ser procurado para falar sobre o assunto; e

 se presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar.

Demais tipos:

dados pessoais do cidadão que está se manifestando, assunto e descrição do fato.

É necessária a identificação para efetuar o registro?

A identificação não é obrigatória. Todo registro identificado tem garantia total de sigilo dos dados, conforme art. 23, I do Decreto nº 36.462/2015.

Como acompanhar o andamento da manifestação?

Para acompanhamento, basta ter a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e o número do protocolo em mãos. Quero verificar o andamento da manifestação agora . – http://www.ouv.df.gov.br/

O que fazer no caso de esquecimento da senha e/ou o número do protocolo?

Caso o registro tenha sido identificado, ligue na Central 162 ou vá até uma ouvidoria especializada e informe o nome completo do manifestante e/ou documento de identificação apresentado no registro. Veja os endereços aqui .- http://www.ouvidoria.df.gov.br/category/espaco-do-ouvidor/endereco-dasouvidorias

 Qual prazo para obter resposta?

10 dias – O órgão responsável terá dez (10) dias, a partir da data de registro da manifestação, para informar as primeiras providências adotadas.

20 dias – O órgão responsável pela apuração terá o prazo de até vinte (20) dias, a contar do registro da manifestação, para apurar e informar o resultado.

Prorrogação para Denúncias – no decorrer da apuração, caso o órgão responsável necessite de prazo suplementar, deverá formular solicitação à Ouvidoria-Geral (Órgão Central do SIGO/DF), a qual promoverá a avaliação do pedido, podendo conceder prorrogação do prazo por mais vinte (20) dias.

A prorrogação do prazo será apreciada em até cinco (5) dias, a contar do recebimento da solicitação.

Como complementar o registro realizado?

Para complementação, basta acessar o sistema de ouvidoria com a senha de acesso e o número do protocolo em mãos, e inserir as informações. Quero fazer uma complementação agora. – http://www.ouv.df.gov.br/

 A Solicitação de Serviço pode ser realizada pela Ouvidoria?

Antes de registrar a solicitação acesse o.  Portal do Governo do Distrito Federal- http://www.http://www.brasilia.df.gov.br/servicos Fique atento quanto aos serviços que oferecem atendimento especializado, por meio de sistema informatizado próprio, como é o caso do Detran e Secretaria de Fazenda. Caso não encontre o serviço desejado nesse Portal, registre sua solicitação em uma ouvidoria especializada. Clique aqui e consulte os canais de atendimento (INSERIR LINK PARA CONTEÚDO QUE CONSTA NA PÁGINA 8 DESTE DOCUMENTO).

O Pedido de Informação é realizado pelo mesmo canal das manifestações de Ouvidoria?

Não. O pedido de Informação é registrado em sistema próprio, podendo ser feito via internet—www.e-sic.df.gov.br  — ou pessoalmente nas ouvidorias . Antes de registrar seu pedido, visite o link “Acesso à informação” que está disponível em todos os sites do Governo do Distrito Federal ou acesse o – http://www.http://www.brasilia.df.gov.br/servicos. Caso não encontre as informações procuradas, registre o seu Pedido . 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros